O dia 27 de julho marca o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, criado em 1972, em comemoração à publicação das Portarias do Ministério do Trabalho nº 3.236 e 3.237 na ocasião. Uma delas instituiu o Plano Nacional de Valorização do Trabalhador e a outra, tornou obrigatórios os serviços de medicina do trabalho e engenharia de segurança do trabalho nas empresas.
Os médicos do trabalho são responsáveis pelas ações de Saúde e Segurança no Trabalho, que abrange um conjunto de normas e procedimentos exigidos pela legislação às empresas e seus trabalhadores, com o objetivo de prevenir doenças ocupacionais, acidentes de trabalho e proteger a integridade física e mental das pessoas no ambiente laboral.
Profissionais de engenharia de segurança e outros ligados ao setor, assim como os próprios trabalhadores das empresas, junto aos médicos, têm atuação na identificação de riscos e nos planos de ação preventiva.
A prevenção de acidentes é um esforço conjunto e os trabalhadores devem seguir orientações de cuidados, especialmente quanto ao uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), quando necessários à atividade em questão.
Fonte: https://www.abmt.org.br