
É o atestado de Saúde Ocupacional emitido pelo médico examinador, por ocasião da consulta clínica admissional, periódica, mudança de função, retorno ao trabalho e demissional.
O PCA é um trabalho realizado por uma equipe de profissionais de Medicina, Segurança do Trabalho e fonoaudiólogos. Seu objetivo é:
>> Visar a saúde, segurança e qualidade de vida do trabalhador.
>> Atender a legislação trabalhista e previdenciária.
>> Desenvolver estratégias para redução diminuição e/ou neutralização do ruído a fim melhorar o ambiente e condições de trabalho.
>> Orientações sobre o uso dos protetores auditivos qualidade e conservação dos mesmos.
>> Possibilita diagnosticar problemas auditivos: ocupacionais, ou não adquiridos no trabalho.
>> Orientar as empresas e trabalhadores em relação a (PAIR) perda auditiva induzida pelo ruído ocupacional.
>> Visar a saúde, segurança e qualidade de vida do trabalhador.
>> Atender a legislação trabalhista e previdenciária.
>> Desenvolver estratégias para redução diminuição e/ou neutralização do ruído a fim melhorar o ambiente e condições de trabalho.
>> Orientações sobre o uso dos protetores auditivos qualidade e conservação dos mesmos.
>> Possibilita diagnosticar problemas auditivos: ocupacionais, ou não adquiridos no trabalho.
>> Orientar as empresas e trabalhadores em relação a (PAIR) perda auditiva induzida pelo ruído ocupacional.
O Programa de Proteção Respiratória (PPR), conforme Instrução Normativa da Portaria 3214/78 do MTE, tem com objetivo manter o controle para o correto uso de protetores das vias aéreas (respiratórias), e dos funcionários envolvidos em ambientes contendo elementos em suspensão (aerodispersóides, névoas, fumos, radionuclídeos, neblina, fumaça, vapores, gases) que provoquem danos às vias aéreas (pulmão, traquéia, fossas nasais, faringe). Proporcionando o controle de doenças ocupacionais.
O Programa de Gerenciamento de Risco (PGR), como o próprio nome sugere, é um programa adotado pelas organizações com o intuito de gerenciar os riscos existentes no local de suas atividades.
No âmbito da segurança no trabalho, os riscos ambientais são, risco físico, químico, biológico, ergonômico e de acidentes, ao qual o programa pode e deve ser baseado, para partir desse conceito, tomar atitudes em relação ao que possa servir como um tipo de ameaça.
No âmbito da segurança no trabalho, os riscos ambientais são, risco físico, químico, biológico, ergonômico e de acidentes, ao qual o programa pode e deve ser baseado, para partir desse conceito, tomar atitudes em relação ao que possa servir como um tipo de ameaça.
O Programa de Gereciamento de Resíduos Sólidos contribui para o processo de licenciamento ambiental. Aborda as ações a serem executadas, relacionadas ao manejo de resíduos sólidos. Apresenta um relatório de como e onde os resíduos foram utilizados dentro da empresa e qual seu destino final. Tem como objetivo minimizar a geração de resíduos e indicar a correta destinação dos mesmos.
O Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, tem como objetivo analisar as condições de trabalho nas obras e atividades relacionadas a construção civil, contemplando a Norma Regulamentadora NR-18, do Ministério do Trabalho.
Perfil Profissiográfico Previdenciário é um formulário com campos a serem preenchidos com todas as informações relativas ao empregado, como um histórico do trabalhador, contém a atividade que exerce, o agente nocivo ao qual é exposto, a intensidade e a concentração do agente, exames médicos clínicos, além de dados referentes à empresa, com a finalidade de prestar informações ao INSS.
O Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho e realizado através de um levantamento ambiental, onde é determinado os riscos existentes no ambiente de trabalho. Classifica as atividades com relação à Insalubridade, Periculosidade e Aposentadoria Especial, tem como finalidade atender as normas do INSS e as NR’s 15 e 16 do Ministério do Trabalho pode ser elaborado pelo Engenheiro de segurança do trabalho ou Médico do trabalho.
O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais ou PPRA é um programa estabelecido pela Norma Regulamentadora NR-9, da Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho, do Ministério do Trabalho. Este programa tem por objetivo, definir uma metodologia de ação que garanta a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores face aos riscos existentes nos ambientes de trabalho.