Referência na Medicina Ocupacional em Lauro de Freitas

Informações para contato

Nossos Serviços



É o atestado de Saúde Ocupacional emitido pelo médico examinador, por ocasião da consulta clínica admissional, periódica, mudança de função, retorno ao trabalho e demissional.
O PCA é um trabalho realizado por uma equipe de profissionais de Medicina, Segurança do Trabalho e fonoaudiólogos. Seu objetivo é:
>> Visar a saúde, segurança e qualidade de vida do trabalhador.
>> Atender a legislação trabalhista e previdenciária.
>> Desenvolver estratégias para redução diminuição e/ou neutralização do ruído a fim melhorar o ambiente e condições de trabalho.
>> Orientações sobre o uso dos protetores auditivos qualidade e conservação dos mesmos.
>> Possibilita diagnosticar problemas auditivos: ocupacionais, ou não adquiridos no trabalho.
>> Orientar as empresas e trabalhadores em relação a (PAIR) perda auditiva induzida pelo ruído ocupacional.
O Programa de Proteção Respiratória (PPR), conforme Instrução Normativa da Portaria 3214/78 do MTE, tem com objetivo manter o controle para o correto uso de protetores das vias aéreas (respiratórias), e dos funcionários envolvidos em ambientes contendo elementos em suspensão (aerodispersóides, névoas, fumos, radionuclídeos, neblina, fumaça, vapores, gases) que provoquem danos às vias aéreas (pulmão, traquéia, fossas nasais, faringe). Proporcionando o controle de doenças ocupacionais.
O Programa de Gerenciamento de Risco (PGR), como o próprio nome sugere, é um programa adotado pelas organizações com o intuito de gerenciar os riscos existentes no local de suas atividades.
No âmbito da segurança no trabalho, os riscos ambientais são, risco físico, químico, biológico, ergonômico e de acidentes, ao qual o programa pode e deve ser baseado, para partir desse conceito, tomar atitudes em relação ao que possa servir como um tipo de ameaça.
O Programa de Gereciamento de Resíduos Sólidos contribui para o processo de licenciamento ambiental. Aborda as ações a serem executadas, relacionadas ao manejo de resíduos sólidos. Apresenta um relatório de como e onde os resíduos foram utilizados dentro da empresa e qual seu destino final. Tem como objetivo minimizar a geração de resíduos e indicar a correta destinação dos mesmos.
O Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, tem como objetivo analisar as condições de trabalho nas obras e atividades relacionadas a construção civil, contemplando a Norma Regulamentadora NR-18, do Ministério do Trabalho.
Perfil Profissiográfico Previdenciário é um formulário com campos a serem preenchidos com todas as informações relativas ao empregado, como um histórico do trabalhador, contém a atividade que exerce, o agente nocivo ao qual é exposto, a intensidade e a concentração do agente, exames médicos clínicos, além de dados referentes à empresa, com a finalidade de prestar informações ao INSS.
O Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho e realizado através de um levantamento ambiental, onde é determinado os riscos existentes no ambiente de trabalho. Classifica as atividades com relação à Insalubridade, Periculosidade e Aposentadoria Especial, tem como finalidade atender as normas do INSS e as NR’s 15 e 16 do Ministério do Trabalho pode ser elaborado pelo Engenheiro de segurança do trabalho ou Médico do trabalho.

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais ou PPRA é um programa estabelecido pela Norma Regulamentadora NR-9, da Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho, do Ministério do Trabalho. Este programa tem por objetivo, definir uma metodologia de ação que garanta a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores face aos riscos existentes nos ambientes de trabalho.