Semol

5 de agosto: ABMT destaca o Dia Nacional da Saúde e a importância do Médico do Trabalho na promoção da saúde no ambiente laboral

O Dia Nacional da Saúde homenageia o aniversário do médico, cientista e sanitarista Oswaldo Cruz, nascido em 1872, que também foi Médico do Trabalho na Fábrica de Tecidos Corcovado (com cerca de mil trabalhadores), substituindo o seu pai, Bento Gonçalves Cruz, também Médico do Trabalho na mesma fábrica. A data, instituída por meio da Lei nº 5.352/67, objetiva conscientizar governos, iniciativa privada, instituições públicas, sociedade civil e população em geral sobre a importância dos valores envolvidos no conceito de saúde individual e coletiva.

Para a Organização das Nações Unidas (ONU) o conceito de saúde não se restringe apenas à ausência de doença, mas envolve bem-estar físico, mental e social. E, nesse contexto, a instituição escolheu para sua campanha mundial de saúde para o ano de 2023 com o tema ‘Saúde para todos’, motivando a universalização do atendimento à população.

Voltados à saúde e à segurança dos trabalhadores, os médicos do trabalho têm papel fundamental nas ações de edução para a saúde, prevenção e acompanhamento dos trabalhadores no ambiente laboral. A especialidade representa, em grande parte dos casos, o primeiro contato do trabalhador com o sistema de saúde.

Os exames médicos ocupacionais são o primeiro passo para o cuidado geral da saúde do trabalhador. É nesse contato que se cria o vínculo de confiança, propício a orientações sobre medidas preventivas para o combate às doenças e cuidados individuais.

Fonte ABMT