Servidores da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) de Alagoas participaram de uma vivência e palestras cuja temática envolveu a saúde mental no ambiente de trabalho. Simone Freire, psicóloga na Central de Alternativas Penais (Ceapa), foi a facilitadora dessa dinâmica, feita como parte do Janeiro Branco, mês de conscientização do tema, reforçando pontos importantes de atenção a esses trabalhadores, como estresse, ansiedade e depressão.
“Tratamos de saúde mental janeiro a janeiro. E no ambiente de trabalho isso é fundamental, já que passamos mais tempo no emprego que muitas vezes em nossas próprias casas. Aproximadamente 12 milhões de brasileiros são afetados pela depressão e 9,3% da população são afetados por transtornos da ansiedade”, frisa a psicóloga, servidora do Sistema Único de Saúde (SUS) há 21 anos.
Dinâmica e conscientização
A Seris, em Alagoas, conta com seu Núcleo de Atendimento ao Servidor Penitenciário (Nasp), localizado no prédio do setor da Saúde, no complexo prisional e oferta atendimento psicossocial aos trabalhadores.
A dinâmica busca atender a essência da campanha Janeiro Branco, cujo lema é: “Quem cuida da mente, cuida da vida”, destacando a importância do cuidado com a saúde mental para uma vida plena e saudável. Anualmente, a campanha adapta seu foco para refletir as demandas e contextos sociais atuais.
Na campanha Janeiro Branco 2024, ano em que completa 10 anos de existência, o tema escolhido é “Saúde mental enquanto há tempo! O que fazer agora?”.
Este tema não só enfatiza a urgência em tratar da saúde mental, mas também transmite esperança, indicando que ações preventivas podem evitar o agravamento de condições de saúde mental e contribuir para um equilíbrio maior na vida.
Fonte: https://revistacipa.com.br/alagoas-promove-dinamica-sobre-saude-mental-no-ambiente-de-trabalho/